Dicas para criar a playlist perfeita de vendas para sua loja

Dicas para criar a playlist perfeita de vendas para sua loja

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A experiência de uma boa trilha sonora nas lojas encanta os clientes e estimula as compras. A estratégia de criar uma boa playlist vai além do aumento das vendas: significa proporcionar um ambiente adequado e que melhore a permanência dos clientes nas lojas físicas!

A música tem poder, fato. Um som relaxante acalma, já um agitado deixa a pessoa em estado de atenção e assim por diante dentro de cada ritmo e sensação. Por isso, as playlists devem fazer parte da experiência de compra, levando em consideração cada modelo de mercado. Contudo, devem ser bem dosadas para surtir o efeito nas pessoas.

Descubra neste artigo como aumentar suas vendas usando algumas técnicas para criar uma playlist perfeita para sua loja. Conheça também opções para tocar no espaço!

Crie uma playlist de acordo com o perfil da marca e da loja

Não adianta escolher um estilo sertanejo se a marca é identificada com uma postura musical mais rock’n’roll. Ou seja, tanto o som quanto o espaço e a marca devem formar um casamento perfeito para que, assim, o efeito no aumento de vendas seja alcançado com êxito.

Você não quer afugentar os clientes da loja, certo? Por isso mesmo, invista em playlists que tenham a ver com o perfil da clientela. Se é infantil, de roupas masculinas ou femininas, calçados ou outros artigos, a trilha sonora deve condizer com cada modelo de negócio e com o perfil de clientes.

Veja só esta playlist com músicas agitadas para loja de roupas!

Toque sucessos e apresente novidades

Observar o que está nas paradas de sucesso também faz parte da estratégia para montar uma playlist de vendas arrasadora. Não se esqueça, então, de sempre observar o radar de novidades sonoras e incluir algumas trilhas presentes na lista.

É claro que os clássicos da música são bem-vindos, mas vale a pena mesclar esses sons que todos conhecem há bastante tempo com as músicas que estão na moda. Esse cuidado também demonstra preocupação da sua loja com o cliente, afinal, o público vai entender que a playlist está acompanhando as tendências.

Mantenha a playlist atualizada

Trocar as músicas da playlist da sua loja é de grande valia porque, como comentado acima, seus clientes podem notar o cuidado da loja nos mínimos detalhes para manter a experiência positiva no momento de compra.

Vale a pena também considerar o contrário dessa situação e fazer um comparativo: imagine que um dos seus clientes mais fiéis visita a sua loja uma vez por semana. Nesses momentos, apenas uma playlist toca. O que será que esse consumidor pode pensar? Acredite, ele provavelmente vai considerar o descaso e a falta da preocupação da empresa com o som.

Conheça seu público-alvo

O que faz toda a diferença na escolha de uma playlist adequada é o público-alvo do espaço. Além de a loja investir em músicas que tenham a ver com sua marca e posicionamento, também precisa saber do que os clientes gostam.

Também, muitas vezes, uma playlist baseada apenas no que a marca é não se comunica diretamente com o seu público. Por esse motivo, é essencial conhecer os estilos de que o público gosta para fazer um equilíbrio perfeito entre as músicas que representam bem a marca e os clientes.

Ouça uma playlist com músicas ambiente para lojas físicas!

Contrate um profissional especializado em montar playlists. Essa estratégia é um investimento forte para a experiência que você quer criar o no ponto físico. Sempre é bom contar com uma mãozinha profissional, não é mesmo? Conte com ouvidos de um expert no assunto de criação de playlists.

Esses profissionais montam, por exemplo, playlists de serviços de streaming como o Deezer e o Spotify. Para o comércio, já existem pessoas com ouvidos apurados e que estudam a jornada e o perfil dos seus clientes para entender como entregar a melhor experiência por meio das músicas.

Avalie o que os concorrentes estão tocando

É claro que você deve observar os concorrentes para avaliar o que estão promovendo para os clientes: campanhas de marketing, promoções e até as playlists tocadas na loja! Afinal, a partir dessa avaliação, você pode tirar a prova do que realmente funciona.

Passeie pelos corredores das lojas concorrentes e escute o que eles estão tocando. Aprecie o que deu realmente certo e observe os pontos mais fracos da experiência auditiva. Sabendo essas questões, agora é só colocar em prática na sua loja, com foco em sempre buscar e oferecer o melhor para seu grupo de clientes.

Ajuste o volume e aumente as vendas

O volume da música também influencia bastante o estímulo de compra no cliente. Músicas altas demais, além de atrapalharem a comunicação dentro do ambiente, causam um clima desagradável e caótico. Músicas em volume muito baixo vão dar a impressão de lugar parado, sem movimento, e não causam a alegria devida.

O volume deve ser ajustado o suficiente para se espalhar pela loja toda e envolver cada cliente, sem pecar pelo excesso ou pela falta. Assim, suas vendas vão crescer cada vez mais. Se você estiver com dúvidas sobre qual é o volume ideal para a sua loja, basta testar! Ligue o som em uma altura que você acredita ser suficiente e solicite a opinião dos colaboradores da sua empresa!

Descubra uma playlist especial para o horário de abertura da loja!

Crie a acústica perfeita na loja física

Além de contar com todos os critérios para fazer suas vendas crescerem impulsionadas pela playlist certa, você deve distribuir igualmente a música por toda a loja. Dessa forma, observar a estrutura oferecida no espaço é essencial para uma boa experiência auditiva. Utilize os pontos altos da acústica do local e faça as mudanças necessárias para aumentar a qualidade.

Uma boa estratégia de estrutura sonora, que não demanda grandes investimentos, são aquelas pequenas caixinhas de som que, quando espalhadas pelo ambiente, darão a sensação de envolvimento ao cliente, fazendo com que a experiência do cliente se torne única e acolhedora da vitrine ao caixa. Com certeza, seu cliente vai se sentir bastante à vontade para comprar mais e voltar sempre!

Envolva os clientes com essas músicas relaxantes para loja!

Pronto! Agora você sabe como criar a playlist perfeita de vendas para sua loja física! É bom considerar, então, que as músicas, além de estimularem os clientes a comprarem mais, ajudam os vendedores a trabalharem melhor.

Não se esqueça de que é papel do líder promover um cenário confortável e um ambiente estimulante para a equipe de colaboradores! Dessa maneira, ao inserir no ambiente uma playlist animada e em um volume confortável aos ouvidos, os colaboradores da empresa passam a se sentir mais animados e dispostos a fazer um ótimo trabalho.

Notou como fazer a playlist ideal cria o ambiente perfeito para aumentar as vendas a níveis excelentes? Então, aplique nossas dicas deste post e prepare playlists atualizadas e dignas de serem tocadas na sua loja!

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Obrigado pela sua atenção e até logo!


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