Vendedores

Não bati a meta, o que devo fazer?

Mais um fim de mês chega e a meta não foi alcançada. Pior ainda é quando essa situação se repete mês após mês. O estresse aumenta, o trabalho acumula, o medo e a insegurança no dia a dia da loja cresce. Mas como é possível resolver essa situação?


Há um caminho para mudar este cenário. E é por isso que preparamos um conteúdo completo com quatro ações que você precisa fazer para voltar ao caminho certo e bater sua meta!


4 passos para colocar em prática para bater a meta de vendas


Cada uma das ações vai ajudar você a voltar para o caminho certo e otimizar seus resultados rumo ao cumprimento da meta mensal.


1 – Reveja sua rotina


O primeiro passo que qualquer vendedor precisa dar para conseguir virar esse jogo é rever toda a sua rotina. Auditar todas as atividades ajuda a visualizar o que está prejudicando seu desempenho. 


Nesse processo, faça perguntas como:

– Por que estou fazendo isso? Qual o objetivo quero alcançar realizando isso?
– Posso fazer esta mesma tarefa/abordagem de maneira diferente? Como, quais as possibilidades?
– Atualmente o que me faz perder mais tempo na minha rotina?
– Há algo que eu esteja fazendo que não seja crucial para o meu atingimento de metas?


Não consegue lembrar de todas as ações que faz durante o dia? Então comece agora a utilizar alguma agenda, física ou eletrônica, para registrar todas as suas principais atividades. Depois vai ser muito mais fácil identificar o que teve de positivo ou de negativo na sua rotina.


Aliás, como dizia o pensador Peter Drucker, o que não se pode medir, não se pode gerenciar! 


2 – Analise sua performance


Além de identificar pontos da rotina de trabalho, é essencial analisar a performance individual para identificar os possíveis pontos de melhoria.


Afinal de contas, saber a sua taxa de conversão, o perfil de clientes que costuma atender e quem costuma fechar novas compras vai entregar números e indicadores essenciais para a análise da performance.


3 – Peça ajuda!


Todos as pessoas estão sujeitas ao erro. E todo profissional de vendas pode passar por momentos de dificuldade, onde o esforço não compensa e os resultados não aparecem. Mas não há nada melhor do que contar com a ajuda dos outros vendedores da loja, aqueles que fazem o mesmo que você e possui os mesmos desafios.


O melhor caminho é pedir ajuda a seus colegas e ao seu líder direto! Eles certamente vão entender e apresentar ações que podem virar essa chave.


Analise também o trabalho dos colegas que estão batendo a meta no intuito de pegar dicas que podem ajudar a melhorar seus resultados.


4 – Faça novos treinamentos


Por fim, nunca (NUNCA) esqueça da importância do treinamento para melhorar os resultados. No dia a dia, a rotina acaba obrigando que a prática se sobressaia em relação aos treinos. E não deve ser bem assim.


Entretanto, no mercado competitivo, alinhar o discurso e simular situações de vendas são ótimas formas de treinar antes de atender um cliente de fato.


E então, gostou do conteúdo? Essas dicas foram úteis para você? Então que tal compartilhar agora mesmo com seus amigos que, provavelmente podem estar passando por esse problema? Esperamos que esses passos te ajude a melhorar o seu desempenho!


Até logo,