Não bati a meta, o que devo fazer?

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Mais um fim de mês chega, e a meta não foi alcançada. Pior ainda é quando essa situação se repete. O estresse aumenta, o trabalho acumula, o medo e a insegurança no dia a dia da loja crescem.

Se você quer resolver essa situação, fique sabendo que há práticas super efetivas para melhorar sua performance em vendas. É claro que há um caminho para mudar esse cenário. Preparamos um conteúdo completo com algumas ações que você precisa fazer para voltar ao caminho certo e bater todas as suas metas.

E aí, está pronto para descobrir como aumentar as vendas e se tornar um expert no assunto? Então siga a leitura e aproveite nossas dicas!

O que colocar em prática para bater a meta de vendas

Nós já percebemos como você está determinado a otimizar sua rotina de ações profissionais. Sua jornada de conhecimento sobre melhoria na performance em vendas começa agora! Separamos algumas boas dicas para que você possa “voltar ao rumo” e garantir que as metas sejam batidas nos próximos meses.

Vamos lá: arregace as mangas e mão na massa!

Reveja sua rotina

O primeiro passo que qualquer vendedor precisa dar para conseguir virar esse jogo é rever toda a sua rotina. Auditar todas as atividades ajuda a visualizar o que está prejudicando seu desempenho e, para tal, é importante que você faça exercícios de autoavaliação e conhecimento. Para esse processo, você pode se fazer perguntas como:

  • Por que estou fazendo o que eu estou fazendo?
  • Qual é o objetivo quero alcançar realizando essa ação?
  • Posso fazer esta mesma tarefa/abordagem de maneira diferente? Como garantir uma melhoria nessa atividade que está sendo executada?
  • Atualmente o que me faz perder mais tempo na minha rotina? Será que posso evitar ou passar a fazer essas ações de maneira mais rápida?
  • Há algo que eu esteja fazendo que não seja crucial para o meu atingimento de metas?
  • O que eu estou fazendo para bater as minhas metas de venda?

Não consegue lembrar de todas as ações que faz durante o dia? Então comece agora a utilizar alguma agenda, física ou eletrônica, para registrar todas as suas principais atividades. É dessa maneira que você pode observar a organização da rotina e assim identificar o que teve de positivo ou de negativo no seu dia a dia.

Lembre-se do que o pensador Peter Drucker dizia: “o que não se pode medir, não se pode gerenciar”!

Analise sua performance

Além de identificar pontos da rotina de trabalho, é essencial analisar a performance individual para identificar os possíveis pontos de melhoria. Agora que você já anotou seus passos diários e percebeu os altos e baixos dessas atividades, é momento de verificar o que pode melhorar na sua performance profissional.

Note questões importantes para o seu rendimento de vendas: taxa de conversão, perfil de clientes que costuma atender e quem costuma fechar novas compras etc. Sabendo disso, você vai acessar números e indicadores essenciais para a análise da performance. Depois disso, lembre-se de fazer o exercício de autoavaliação: o que pode ser melhorado?

Peça ajuda!

Não se preocupe, todas as pessoas estão sujeitas a erros e, obviamente, todo profissional de vendas pode passar por momentos de dificuldade, em que o esforço não compensa e os resultados não aparecem.

O ideal é que você mantenha a calma e busque soluções efetivas para os próximos meses. Uma boa dica é contar com o apoio de outros vendedores da loja, aqueles que fazem o mesmo que você e possuem os mesmos desafios.

O melhor caminho é pedir ajuda a seus colegas e ao seu líder direto! Eles certamente vão entender e apresentar ações que possam virar essa chave. Analise também o trabalho dos colegas que estão batendo a meta com o intuito de pegar dicas que podem ajudar a melhorar seus resultados.

Avalie a sazonalidade das vendas

Além de identificar os pontos falhos na sua estratégia de atendimento e vendas, é importante considerar a sazonalidade das vendas na loja. Você já deve saber que há momentos do ano em que as vendas são mais fáceis de serem concretizadas, quando o consumidor está mais propenso a investir (Natal, Dia das Crianças ou das Mães, por exemplo).

Já em outros períodos, as vendas se apresentam em uma baixa, mas é claro que as metas existem em qualquer época do ano. Por isso, observe quais são os momentos de poucas vendas do ano e se prepare ainda mais.

O desafio da sazonalidade de vendas é para todos, então, converse com os seus colegas vendedores e peça conselhos sobre as estratégias aplicadas por eles nesses momentos de pouco movimento e saída na loja.

Faça novos treinamentos e aplique o conhecimento na rotina

Por fim, lembre-se sempre da importância do treinamento para melhorar os resultados. No dia a dia, a rotina acaba obrigando que a prática se sobressaia em relação aos treinos. E não deve ser bem assim.

Vale a pena investir em aprimoramento de técnicas e treinos para alcançar resultados ainda mais efetivos na sua rotina de vendas. Dessa maneira, você está acessando o melhor em estratégias de vendas e passa a descobrir novas formas de encarar os desafios da sua vocação.

Lembre-se também de que sua rotina de ação profissional pode ser um campo de treinamento: aplique tudo o que você conferiu nos cursos de venda com os seus clientes reais. Caso você não se sinta confiante, não tema: alinhe o discurso e simule as situações de vendas para treinar e se preparar para atender a um cliente de fato.

Pronto! Agora você já sabe como melhorar a rotina de ações profissionais e percebeu quais são as estratégias mais eficientes para bater as metas propostas. Não se esqueça de se manter motivado: algumas vezes os desafios parecem enormes e intransferíveis, mas, com foco e dedicação, você chega lá!

E então, gostou do conteúdo? Essas dicas foram úteis para você? Queremos saber quais são as outras estratégias utilizadas aplicadas na sua rotina para vender ainda mais. Compartilhe seu conhecimento conosco na área de comentários! Até breve!


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