Varejo

Lições do Nubank que podem mudar os resultados na sua loja

Uma empresa de sucesso não surge da noite para o dia. O Nubank seguiu essa máxima desde a sua concepção e hoje desponta como o melhor banco do Brasil, segundo a revista Forbes. Para além de símbolo revolucionário do setor financeiro, a startup é uma ótima referência para você mudar os resultados na sua loja.

Em menos de seis anos atuando no país, o Nubank é uma startup unicórnio – classificação de empresas com valor de mercado acima de 1 bilhão de dólares. Dados à mesa, agora é hora de você conhecer e extrair grandes lições do Nubank, para aplicá-las e melhorar os resultados na sua loja. Confira o artigo!

Defina um propósito de valor capaz de gerar resultados na sua loja

Uma regra básica de qualquer negócio sólido, seja ele uma startup jovem ou um empreendimento centenário, é definir, antes de tudo, um propósito de valor. Mais do que manter um negócio, com uma rede de vendedores, caixa girando e novidades na vitrine, um propósito mantém a qualidade e identidade da empresa.

O “arroz com feijão” de sucesso de uma loja é definir uma missão, visão e valores. Pode parecer clichê, mas assim como na Nubank, é exatamente esta visão que te fará lembrar e reafirmar o porquê você abre as portas do seu negócio todos os dias. 

Tenha uma boa ideia (executável)

Já percebeu que sempre em uma reunião de brainstorm muitas boas ideias vêm à tona, como: um vendedor sugere mudar a disposição dos produtos e vitrine da loja para alcançar melhores resultados na sua loja. Outra pessoa to time propõe uma promoção para aumentar as vendas. E, por fim outro fala sobre uma abordagem nova e interessante durante o atendimento ao cliente. 

Pois é, mas uma das lições que o Nubank traz é que um dos critérios de eliminação no brainstorm é se de fato uma ideia é executável ou não.

Em sua cabeça uma ideia pode ser perfeita, porém sua loja não vive de pensamentos, não é mesmo? Ela precisa acontecer. Claro que durante a execução muitas coisas mudam, porém precisam ser ainda assim aplicáveis e gerar resultados. Essa lição deve ser levada a cabo toda vez que tiver uma boa ideia para mudar os resultados na sua loja.

Proporcione a melhor experiência ao cliente

Em tempos em que o digital domina o mercado, a experiência do cliente é que faz a diferença! E quando falamos sobre proporcionar a melhor experiência ao cliente, o Nubank é uma empresa referência nisso. Por isso que atualmente as relações humanas precisam ser mais presentes e reais, tanto dentro quanto fora da loja. E é exatamente aí que o atendimento humanizado no varejo físico se destaca! 

Desde a rápida olhada do cliente na vitrine à entrega do produto no caixa, a experiência do cliente precisa ser surpreendente. Só assim ele irá retornar à loja, e principalmente, divulgar seu negócio no clássico boca a boca e nas modernas redes sociais.

Para que a excelência em atendimento seja alcançada, vamos à algumas dicas:

  1. Mantenha o visual interior e exterior da loja organizado e limpo
  2. Tenha uma política de troca flexível e que solucione rapidamente o problema do cliente;
  3. Crie um ambiente e política interna que motive a equipe de vendas;
  4. Faça um relacionamento de pós-venda constante.

Ofereça diferenciais altamente competitivos

Assim como o Nubank, que conquistou milhares de fãs, a sua loja também precisa ter um diferencial que fidelize os seus clientes. Ofertas, cupons de desconto, facilidade de pagamento etc, devem ser sempre feitas. Além disso, recursos como ter um estacionamento, ambiente agradável, produtos de alta qualidade e até um cafezinho de cortesia envolvem o cliente em sua loja.

Esses são alguns exemplos de diferenciais que farão com que o cliente se lembre da sua loja como única e especial no momento que ele for comprar.

Agora que você conheceu lições valiosas do melhor banco do Brasil, já pode começar a colocá-las em prática, uma a uma. Com certeza, os resultados na sua loja serão incríveis daqui em diante.

Como você já sabe, acompanhar o desempenho de vendas da loja por meio de estatísticas também é parte da rotina empreendedora. Leia nosso artigo sobre a importância da taxa de conversão para seu negócio e saiba mais.