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7 dicas que todo gerente de loja precisa colocar em prática

Gerenciar uma loja física resume-se em três principais pilares: planejamento, operação e relacionamento. Para cumprir todos esses quesitos com maestria, um gerente de loja física deve seguir alguns pontos-chaves.


Cumprir metas, aumentar o ticket médio, melhorar a taxa de conversão, manter a loja organizada e com uma equipe engajada são tarefas feitas em conjunto. Porém, se não tiverem uma cabeça para liderar cada uma dessas ações de maneira equilibrada, nada acontece.


Por isso, a figura do gerente de loja é especial para o bom andamento no ponto físico e esse profissional precisa se colocar à frente em muitos fatores. Quer saber como ser uma referência para sua equipe? Confira sete dicas fundamentais para se tornar um excelente líder de equipe na loja física!


7 dicas que todo gerente de loja deve seguir


1 – Conheça as pessoas que lidera


A gestão de pessoas é uma das características mais valorizadas no papel do Líder. Descobrir as principais qualidades e pontos a melhorar de cada um da equipe, seja os vendedores, estoquistas ou caixas da loja é importante para desenvolver o desempenho de cada um dentro da sua função. Esse fator é crucial para apoiar a busca por resultados e promover o crescimento profissional.


2 – Fique atento às novas tecnologias do varejo físico


É preciso estar antenado as novas tecnologias e tendências no setor do varejo físico e vendas. Consuma, constantemente, conteúdos que te ajude a se manter por dentro das novidades, além de fazer um amplo networking com outros profissionais da categoria.


3 – Seja um influenciador para sua equipe

Dicas que todo gerente de loja deve colocar em prática


Seja o exemplo do perfil que você gostaria de ver na sua equipe de vendas. Influencie a partir do seu próprio comportamento as pessoas que trabalham ao seu redor, principalmente aqueles que são influenciados pela hierarquia da gerência.

É responsabilidade do gerente promover e apoiar comportamentos e hábitos saudáveis no ambiente dentro e fora da loja física.


4 – Escute a sua equipe 


Se alguém está em sua equipe, é porque essa pessoa é foi qualificada para auxiliar o seu trabalho também. Considerar a opinião de cada vendedor é uma estratégia que todo gerente de loja deveria seguir.

Este comportamento ajuda o líder enxergar sobre diferentes pontos de vistas, melhorar as vendas e o engajamento da equipe


5 – Seja (muito) organizado


Um gerente deve antes de saber organizar a equipe, ser organizado com o seu próprio trabalho. Isso garante que nenhuma “ponta fique solta” dando margem para erros evitáveis, que podem atrapalhar o dia a dia de cada um.


Além disso, transmitir a organização do seu trabalho para a equipe, fará com que cada um se conscientize sobre como manter a arrumação na loja física da melhor forma.


6 – Comunique de forma transparente


Um bom gerente de loja física deve ser transparente com as suas ideias e tomadas de decisão. Esta qualidade resulta em uma comunicação clara como todos da equipe.

A transparência na comunicação é fundamental para que os funcionários entendam que o trabalho é desenvolvido de forma honesta e que todos têm acesso a informações do seu líder.


7 – Dê mais responsabilidade e autonomia


Ninguém vai “pedalar com rodinhas” a vida toda e uma hora elas devem ser retiradas: essa analogia explicita o quanto a autonomia é importante!


Por isso, cabe ao gerente de loja orientar e conversar sempre com cada colaborador, para direcioná-lo a respeito de suas ações. Sempre promovendo o trabalho de cada pessoa e dando um feedback assertivo sobre melhorias para fazê-lo “pedalar sozinho e sem rodinhas”.


Enfim, seguir cada um dos passos dessa lista é essencial para que o seu sucesso como gerente de loja física seja alcançado.


Lembre-se: um verdadeiro líder é aquele que vê como ajudar todos e que consegue aflorar o melhor de cada profissional, o responsável por ajudar no desenvolvimento profissional da equipe. 


Ainda, nunca se deve esquecer que o êxito profissional sempre vem acompanhado de um trabalho em equipe, que também merece seu reconhecimento!




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Até logo,